O Laboratório de Bioinformática e Biologia Computacional (LBCB) do CMCC aprovou projeto individual no valor de R$600.000,00, aproximadamente, na chamada CNPq/MCTI/Mulheres nº 31/2023 - Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação -, edital intitulado "Equilíbrio de gênero e uma maior participação feminina em áreas da tecnologia da informação via ações imersivas na região do Grande ABC".
A região do grande ABC ainda se mostra bastante conservadora e um número significativo de meninas/mulheres se sentem inibidas ou não incentivadas a estudar em cursos da área de Exatas, Engenharia e Tecnologia da Informação. Essa discrepância entre a participação feminina e masculina não ocorre somente no mercado de trabalho, mas também na área científica, voltadas aos campos das ciências exatas e computação.
O projeto de pesquisa possui como objetivo geral identificar barreiras e motivos que afastem estudantes do gênero feminino da área de Tecnologia da Informação (TI) bem como incentivar o interesse, o ingresso, e a formação de meninas e mulheres nas carreiras nesta área, mais especificamente das meninas matriculadas nas escolas da região do Grande ABC, aproximando a Universidade Federal do ABC destas escolas.
O projeto será coordenado pela profª Ana Ligia Scott e conduzido pelo LBCB. Conta ainda com a participação dos estudantes do laboratório e com a participação de duas TAs da UFABC experientes na área de comunicação que atuarão como pesquisadoras: Giselda Cristina Ferreira e Alessandra Castilho, além da profª Débora Medeiros do CMCC e a colaboração do Profº Allan Xavier.
Para mais informações, acesse CNPq em Ação.
Redes Sociais