A International Conference on Music Perception and Cognition (ICMPC), em 2025, será realizada pela primeira vez no Sul Global, em formato híbrido, a partir de uma iniciativa conjunta da Universidade Federal do ABC (UFABC) - por meio do Grupo Neuromúsica UFABC e do Núcleo Interdisciplinar de Neurociência Aplicada -, da Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais (ABCM), da Universidade Presbiteriana Mackenzie e do Festival de Inverno de Campos do Jordão. O convite para realizar o evento no Brasil foi realizado pela Society for Music Perception and Cognition à líder do Grupo Neuromúsica UFABC, Profa. Patrícia Vanzella, que atualmente também ocupa o cargo de presidente da Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais (ABCM).
A ICMPC é um dos principais fóruns internacionais sobre percepção e cognição musical. Reúne pesquisadores, profissionais e estudantes de áreas como música, psicologia, neurociência, educação, musicoterapia, sociologia, filosofia, antropologia, ciências da computação, entre outras. Realizada bienalmente desde 1989, a ICMPC tem como missão fomentar colaborações interdisciplinares que possam resultar no avanço do conhecimento acerca do comportamento musical, desde seus processos perceptivos, aos processos envolvidos nas diferentes formas de produção musical (como a performance, a composição, a improvisação) e nas respostas emocionais e estéticas à música.
A conferência é fruto de um esforço coletivo de associações de pesquisa, como a Society for Music Perception and Cognition (SMPC) na América do Norte, a European Society for the Cognitive Science of Music (ESCOM), a Asia-Pacific Society for the Cognitive Sciences of Music (APSCOM), a Japanese Society for Music Perception and Cognition (JSMPC), a Korean Society for Music Perception and Cognition (KSMPC) e a Australian Music & Psychology Society (AMPS). Juntas, elas garantem a continuidade do evento, que tem alternado sua sede entre regiões do hemisfério norte e Oceania.
O programa da ICMPC 18, em São Paulo, dará enfoque ao tema: “Echoes and Ecologies: New Landscapes for Music Perception and Cognition". Por meio de investigação interdisciplinar, será analisado como avanços em áreas como a psicologia, neurociência, inteligência artificial, entre outras, estão remodelando nossa compreensão das experiências auditivas em diferentes contextos sociais e culturais. Também serão discutidos os efeitos de inovações tecnológicas em práticas emergentes em performance e produção musical, bem como em práticas terapêuticas e pedagógicas que envolvem música.
Ao reunir estudantes, profissionais e pesquisadores de associações científicas e instituições acadêmicas de várias áreas do conhecimento, a ICMPC 18 favorecerá a discussão de abordagens interdisciplinares e de novas metodologias que ampliam as fronteiras do entendimento sobre o comportamento musical e contribuem para o desenvolvimento de aplicações práticas tanto na área da música, como na educação, saúde e ciências cognitivas de forma mais ampla.
A ICMPC 18 contará com concertos realizados por alunos bolsistas do Festival de Inverno de Campos do Jordão, evento tradicional no cenário cultural brasileiro, e prevê um workshop inédito em sua programação que será aberto a esses alunos e aos demais participantes do evento. Esse workshop, que terá como foco a saúde cognitiva de músicos, será realizado pela Profa. Dra. Liliana Araújo (Universidade McGill, Canadá), psicóloga especialista em saúde e bem-estar de artistas e aprimoramento da performance.
O programa do evento também contará com palestras, simpósios, workshops e sessões de apresentações de trabalhos aprovados por uma comissão científica internacional, além de uma sessão especial – a Synaptic Jam – na qual participantes da ICMPC e bolsistas do festival terão a oportunidade de compartilhar com o público em tempo real, em um telão, imagens de sua atividade cerebral enquanto criam música.
Todas as atividades ocorrerão entre os dias 21 e 25 de julho, na Universidade Mackenzie (Campus Higienópolis) e na Sala São Paulo. Para participar é necessário criar uma conta e inscrever-se na página oficial da ICMPC18.
Redes Sociais