Ir direto para menu de acessibilidade.
Services 
Acessible in Brazilian Sign Language VLibras
Página inicial > Notícias > Dia das Mulheres: “TecMeninas ABC” lança site e redes sociais
Início do conteúdo da página

 

Projeto que propõe a redução da baixa participação feminina em carreiras de TI aproveita a data para apresentar seus novos canais de comunicação e interação.

 

O projeto do Laboratório de Bioinformática e Biologia Computacional (LBCB), coordenado pela professora da UFABC Ana Ligia Scott, acaba de lançar o site e seus perfis oficiais nas redes sociais Instagram e Facebook. “Esse é um importante passo que damos para o início das atividades do projeto, pois queremos compartilhar todas as atividades que executaremos nos próximos anos, além de fomentar um espaço de discussão em torno dessa temática tão urgente”, ressalta Ana.

TecMeninas ABC foi aprovado em Edital do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e do Ministério das Mulheres, e conta com apoio financeiro de aproximadamente R$ 600 mil. O projeto tem como objetivo incentivar meninas e mulheres da região do Grande ABC a enveredar pelo caminho da Tecnologia da Informação, possibilitando um maior equilíbrio de gênero nas carreiras tecnológicas e, consequentemente, a construção de um campo profissional mais plural, democrático e alinhado com os desafios da sociedade. 

Com esse proposito, os canais oficiais surgem como forma de ampliar essa discussão, criar redes colaborativas e se aproximar das meninas que estão em fase de decisão de suas carreiras. Os canais poderão ser acessados por meio dos links abaixo:

Site: https://sites.google.com/view/tecmeninasabc/in%C3%ADcio

Instagram: tecmeninasabc

Sobre o lançamento dos canais de comunicação, Ana explica que “O site permitirá compartilhar eventos da área da Computação, dados e estatísticas atualizadas do setor, avisos sobre as atividades do projeto e várias outras informações. Já nas redes sociais, além de ampliar a divulgação das informações do site, queremos criar um espaço de interlocução, diálogo e interação. Estamos dedicados em trazer tudo o que há de mais importante sobre o tema, mas sabemos que uma comunicação que priorize o debate e a participação coletiva será de fundamental importância para a construção de um movimento forte em prol dos objetivos do projeto”. 

O projeto TecMeninas ABC tem duração inicial prevista de 3 anos e atuará com cursos, palestras, espaços de conversas, eventos, etc, junto as estudantes e docentes do ensino médio público da Região do Grande ABC. Além disso, pesquisas pós-doutorais investigarão as questões que inibem a participação das meninas e mulheres nas carreiras da Computação e tentará propor soluções públicas para a redução definitiva da desigualdade na área.

 

Registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página