Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Estudo sobre ensino de computação para e por mulheres ganha prêmio
Início do conteúdo da página

Alunas e professoras dos bacharelados em Ciência da Computação e em Ciência e Tecnologia alcançaram o 1º lugar entre os melhores artigos publicados no 4º Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação. A conquista ocorreu dentro das atividades do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), realizado em Fortaleza entre o final de outubro e início de novembro. O trabalho vencedor tem o título "Um relato sobre estratégias de motivação e ensino de lógica de programação para e por mulheres" e trata da baixa representatividade feminina nos cursos de computação.

O estudo relata as experiências do projeto ++C&TpM (Desmistificando a Ciência da Computação e as Tecnologias da Informação por e para Mulheres), que usa diferentes estratégias para motivar e ensinar lógica de programação para e por mulheres, destacando os processos de pesquisa (compreensão dos fatores que afastam meninas da computação na UFABC), divulgação (iniciativas de inclusão feminina nas áreas de exatas e tecnologias) e ensino (oferta de conteúdo de lógica e de programação para o público feminino em minicursos). O artigo apresenta as ações em andamento e resultados preliminares obtidos.

A professora Mirtha Venero, coordenadora do ++C&TpM e uma das autoras do artigo, conta que, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, o projeto se estendeu à comunidade externa da UFABC. Atualmente, o programa é oferecido como minicurso de extensão de lógica para meninas de Ensino Médio, mulheres e público em geral. Segundo ela, o objetivo é dar continuidade ao trabalho em 2019, aprimorando a metodologia e desenvolvendo ações em parceria com escolas da Região do ABC.

Além de Mirtha, assinam o estudo premiado no CBIE as professoras, Carla Rodriguez, Cristiane Sato, Denise Goya, Rafaela da Rocha Campos e as alunas Camila Sass, Camila Kanashiro, Érika Yahata, Gabriela Nocete, Julia Baldi, Lara Tenore, Natália Santana e Thais Ribeiro.

Mais informações estão disponíveis no sítio do ++C&TpM

Registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página