Data: 25 de outubro de 2016

Horário: 14 às 17h

Local: sala S-207-0, 2º andar, Bloco A, campus Santo André

 

Resumo:

Aplicações com baixo acoplamento, serviços simples e especializados, alta disponibilidade. Não é à toa que micro serviços ganhou o mundo do desenvolvimento de software. Mas já pensou como é manter dezenas (centenas?) de micro serviços? Inúmeras instalações de servidores, múltiplas linguagens, instalações de vários serviços... Ao se distribuir a aplicação e multiplicar os servidores, multiplicam-se também os problemas de ambiente. Pesadelo! E piora quando tem que escalar a sua solução. Por isso os containers! Docker torna tudo isso mais fácil. E não só para micro serviços, funciona também na sua aplicação. Vamos mostrar como Docker e JavaEE combinam super bem para montar ambientes de alta disponibilidade e baixa complexidade. Pra você!

 

Palestrante: Bruno Souza

 

 

Mini-bio: Bruno Souza é Presidente do SouJava. Conhecido como o “JavaMan”, é evengelista Java e open source, e trabalhou na criação e fortalecimento de comunidades em toda sua carreira. Foi diretor mundial de Comunidades Open Source, coordenou importantes comunidades como NetBeans e OpenSolaris e ajudou a criar a Comunidade Mundial de Grupos de Usuários Java. Desenvolvedor Java desde os primórdios da tecnologia, participou de alguns dos maiores projetos Java do país, e realizou centenas de apresentações em todo o mundo. Bruno é também Diretor da Open Source Initiative (OSI), onde discute a evolução do movimento open source. Quando não está em um computador, Bruno curte o seu tempo com a família em um pequeno esconderijo próximo a São Paulo. Amador em varias atividades — fotografia, fantoches, pai — ele tenta ter sucesso em algumas delas.

 

Palestrante: Elder Moraes

 

 

Elder Moraes é um desenvolvedor de software apaixonado por Desenvolvimento Java EE e Arquitetura de Sistemas. Possui experiência em projetos de diversas áreas, como financeira, jurídica, recursos humanos e logística. Palestrante em eventos como JavaOne e The Developers Conference, Elder foca em como os desenvolvedores podem melhorar seus projetos através de uma melhor compreensão dos desafios de suas arquiteturas.