Jogo Educativo para o Aprendizado de Esportes Paralímpicos para o Público em Geral

Resumo da Proposta: O projeto tem o objetivo de desenvolver um jogo digital com o intuito de esclarecer para o público em geral o que são os esportes paralímpicos. Foi feita uma parceria junto a algumas modalidades dos Esportes Paralímpicos Brasileiros, que são: Tênis, Atletismo e Natação. As três modalidades foram selecionadas, pois essas têm atletas paralímpicos que realizam treinamentos na região do ABC paulista.

Justificativa: Os jogos Paralímpicos de 2016 acontecerão no Rio de Janeiro, logo após os jogos Olímpicos do mesmo ano. Existe uma grande quantidade de jogos digitais que abordam temáticas esportivas, mas poucos deles abordam esportes paralímpicos. Não foram encontrados jogos digitais sobre esportes paralímpicos na língua portuguesa para proporcionar maiores esclarecimentos sobre esportes para pessoas com necessidades especiais.

Fundamentação teórica: Jogos digitais podem ser instrumentos para ensinar conteúdos e podem ser utilizados como um meio em busca da inclusão
digital. A experiência do jogo JECRIPE (Jogo de Estímulo a Crianças com Síndrome de Down em Idade Pré-Escolar), realizado pelo coordenador da presente proposta, expôs a necessidade do desenvolvimento de jogos digitais para fins educativos e inclusivos. Para maiores detalhes sobre a experiência da iniciativa JECRIPE, é possível acessar o site oficial da iniciativa (www.jecripe.com) bem como a página do coordenador do projeto (professor.ufabc.edu.br/~andre.brandao) que apresenta as publicações realizadas com o projeto e exposições da iniciativa Jecripe na mídia.