Nos dias 29 a 31 de abril de 2016 ocorreu a Terceira Semana do CMCC nos dois campi da UFABC, e teve como objetivo complementar a formação profissional e acadêmica dos participantes.

A Semana do CMCC foi coordenada pelo professor Yossi Zana tendo como vice-coordenadora a professora Juliana Braga, tendo os seguintes membros na Comissão Organizadora: Acsa Almeida, Antonio C. Faleiros, Débora Medeiros, Fernando Marcate, Fernando Teublr, Josiane Metzner, Patrícia Santos, Patrícia Vanzella, Quélita Lidaiana, Rafael Vilela, Regina Franchi, Rogério Neves e Vladislav Kupriyanov.

Contamos com o Apoio Institucional da Comissão de Eventos do CMCC, Comissão de Comunicação do CMCC, Agência de Inovação da UFABC – Propes e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – ProEC.

 

Cerimônia Oficial de Abertura 

A mesa foi composta pelos seguintes membros: o reitor prof. Klaus Capele, o pró-reitor de pós-graduação prof. Gustavo Dalpian, pró-reitor adjunto de graduação prof. Luciano Soares da Cruz, pró-reitor adjunto de extensão prof. Adalberto Mantovani Martiniano de Azevedo, assessor de relações internacionais prof. Carlos Kamienski, diretor do CMCC prof. Edson Pimentel, coordenador geral da comissão organizadora do evento prof. Yossi Zana e a participação especial do coro da UFABC.

Na abertura da Semana houve a apresentação do Coro da UFABC.

 

 

Números da III Semana do CMCC  

- 30 palestras

- 12 minicursos

- 16 palestrantes externos e 17 palestrantes internos. Total: 33 palestrantes

- 587 participantes credenciados

- 808 participações em palestras e 148 participações de minicursos. Total de participações: 956 

- 03 submissões de pôster

- 28 voluntários, sendo 20 discentes, 06 técnicos-administrativos e 02 docentes

 

Palestras 

A semana teve como tema "Pesquisa, Mercado e Inovação" e contou com palestrantes internos e externos nas áreas em que o CMCC atua: Matemática, Ciência da Computação, Ensino de Matemática e Cognição.

 

  

 

Minicursos

Foram ministrados os seguintes minicursos: Criptografia, Introdução à Latex; Vim, vi e venci, editando códigos como um mestre; Scratch: Programe e compartilhe suas histórias, jogos e animações; O Ensino de Álgebra na Educação Básica: explorando diferentes significados do conceito de equação; Arduíno; Expressões regulares em programação: Uma introdução; Trabalhando Matemática no Ensino Básico, usando a linguagem de programação Scratch; Geometria e seu ensino: uma interface da Geometria Plana e a Espacial mediada com recursos; Processando Dados em Larga Escala com Spark.